Clichês

Então, tava aqui pensando:

Sabe aquelas cumprimentos que as pessoas usam habitualmente?

Oi. Tudo bem?

Será que as pessoas querem mesmo saber se está tudo bem com você, como anda a sua vida?

Será que aqueles que estão cumprimentando, realmente se importam com você?

Na Idade Média havia uma disputa teórica muito intensa entre os nominalistas e os realistas. Os realistas diziam que os nomes, as palavras carregam a essência das coisas, ou seja, a palavra maçã não é apenas uma maça, mas traz em si, o objeto maçã. Neste exato momento, por exemplo, você nem estava pensando em maçã, mas só o fato de eu mencionar uma maçã você já pensou nela. Por outro lado, os nominalistas diziam que a palavra maçã (seguindo o mesmo exemplo) seria apenas um nome qualquer, pois o objeto (no caso, a fruta) poderia ter qualquer outro nome, mas não deixaria de ser a fruta em si.

Meio confuso, mas vamos lá…

Quando as pessoas cumprimentam as pessoas perguntando como elas estão, será que realmente querem saber isso (realista) ou é apenas uma palavra qualquer (nominalista)?

E quando dizem: “Se você está feliz então está tudo bem”. Será que querem realmente dizer isso? Será que sua felicidade é algo tão precioso assim para aquela pessoa, a ponto de colocar sua opinião e seu ponto de vista em segundo plano?

Ou será apenas mais um clichê?

Parece que nso prendemos tanto à superficialidade, à aparência.. que hoje em dia ser honesto consigo mesmo, com o outro, ser sincero é quase um crime, visto como estranho. Estranho isso, não?

Não me parece que seja maldade. Assim não seria uma atitude hipócrita ou de falsidade. Mas simplesmente falar por falar, sem sequer prestar conta daquilo que se está falando. Falar por falar, fazer por fazer, sentir por sentir, pensar por pensar… Parece mais atitudes que entramos no automático e, infelizmente, esquecemos do real significado de cada coisa.

O que acha?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s