Competência nossa de cada dia!

Algo que se ouve falar bastante nos dias de hoje, seja na área profissional ou pessoal é o termo ‘competências’. Ser competente, ter competência é um grande diferencial hoje em dia.

Você sabe o que é competência?
Competência é a capacidade de coordenar, de modo eficaz, diferentes conjuntos de conhecimentos, habilidades e atitudes que permitem um desempenho superior.

Na figura abaixo, podemos ver que uma competência é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes:

Ou seja, não basta só saber o que fazer, não basta só saber como fazer, não basta só fazer. Ter o conhecimento de como fazer mas não fazer, não faz de ninguém competente. Assim como saber como fazer, mas faltar o embasamento teórico também não faz de ninguém competente.

Quando você busca somente resultados, talvez saber como fazer ajude. Se tratando das coisas da vida humana, não basta só ser eficaz, é preciso ter eficiência, também.

Como existem diferentes tipos conjuntos de conhecimento, habilidades e atitudes, logo, existem diferentes tipos de competências. Ser conhecedor de uma área específica, não me faz competente naquela área – sabe aqueles tutoriais de internet? Então, eles só ensinam como fazer, não torna ninguém competente naquilo.

Em todos os aspectos da vida, buscar a excelência é buscar a competência naquilo que se faz. Ser excelente é ser competente. E isso se aplica em todas as áreas da vida humana. Estar num relacionamento, por exemplo, implica em conhecimento, habilidade e atitude. Um exemplo simples: não basta saber quem é a outra pessoa (conhecimento); assim como não basta saber como agradar a outra pessoa (habilidade); nem basta somente ter atitudes que vão de encontro com a outra pessoa (atitudes). A outra pessoa quer ser conhecida, que ser amada, quer ser respeitada e suas atitudes devem vir de encontro a tudo isso.

Agir por agir, sem sentimento, não quer dizer nada; sentir por sentir, sem se aprofundar na outra pessoa, não quer dizer nada; conhecer os gostos e desgostos da outra pessoa, não quer dizer nada. Um aspecto complementa o outro. Dessa forma, precisa haver competência num relacionamento.

Em nossa vida somos cercados por relações que, para terem sucesso, precisam ser competentes. Seja no campo da afetividade, seja no campo espiritual, profissional, pessoal, etc.

No campo das competências comportamentais, podemos citar seis:

  • Capacidade de decisão: saber ponderar prós e contras para seguir o melhor caminho
  • Empatia: colocar-se no lugar do outro e compreender seu ponto de vista
  • Liderança: capacidade de motivar e influenciar as pessoas
  • Controle emocional: reconhecer suas emoções e saber administrá-las
  • Antecipação: não ficar esperando as coisas caírem do alto; ser proativo
  • Automotivação: capacidade de manter-se motivado

Essas são apenas competências comportamentais que todos nós devemos evoluir e aprimorar. Claro que existem outras inúmeras competências. Como evoluir as competências?

Martin Seligman, em sua obra, Felicidade autêntica, elenca 6 virtudes ubíquas, ou seja, virtudes que estão presentes em quase todas as culturas e povos. Elas são fundamentais para a evolução e aprimoramento dessas competências comportamentais citadas acima, e todas as outras:

  • A sabedoria e o conhecimento: gosto pela aprendizagem;
  • A coragem: bravura, perseverança e integridade;
  • A humanidade: bondade e amor para se dispor a ajudar os outros e a si mesmo;
  • A justiça: cidadania, imparcialidade e liderança;
  • A temperança: autocontrole, prudência e humildade;
  • A Transcendência: engloba tudo aquilo que vai além do que é possível enxergar

Claro que não se trata de um manual, apenas um post. Espero, de coração, que cada um possa estimular a sua própria excelência (competência) aprimorando-a e fortalecendo-a.

Lembre-se que as competências não são fixas. Você pode exercitá-las.

Abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s