Foco na meta!

Com certeza você já ouviu falar em foco.

O foco é um dos grandes fatores que contribui para o aproveitamento do nosso tempo. Sempre que perdemos o foco com diversas interrupções perdemos a concentração e a inspiração (além de gastarmos tempo), e somos obrigados a gastar muita energia para retomarmos aquilo que estávamos fazendo.

Ocorre que essas ‘benditas’ interrupções podem ser ocasionadas por nós mesmos, por outras pessoas ou por fatores externos. Pode ser que essas interrupções fujam ao nosso controle, aí é importante saber lidar com a situação e não permitir que isso nos controle, caso contrário, já era.

Uma dica muito importante vem dos nossos amigos estoicos: Controle o que pode ser controlado e aceitar o que não pode ser controlado. E foco é algo que podemos controlar. Focar naquilo que deve ser feito, focar naquilo que necessita atenção, focar naquilo que marcamos como prioridade. As distrações ocorrem, e muito. Pode ser que muitas dessas distrações também estejam sob seu controle ou não.

Existem vilões para perder nosso foco:

  • Falta de concentração
  • Perfeccionismo
  • Indecisão
  • Autodistração
  • Falta de motivação
  • Medo de errar
  • Mudanças de prioridade
  • Falta de informação suficiente
  • Dificuldades para realizar tarefas

Pois é. Parece que as coisas, no geral, seguem os princípios da lei de Murphy:

  • Nada é tão simples quanto parece;
  • Tudo demora mais do que você imagina;
  • Se houver a possibilidade de algo dar errado, dará.

Aí você acorda de manhã, faz seu plano de ação, elenca as prioridades, e no decorrer do dia, por algum motivo, algo dá errado, sai do controle, ocorrem imprevistos, e lá se foi seu plano de ação. Sendo bem sincero, muito disso (não sei se é o teu caso) está relacionado com uma simples palavra: NÃO!

Dizer não é para corajosos! Saber dizer não é uma capacidade notável! Dizer não para nós, para certos hábitos, sentimentos, pensamentos; dizer não para os outros (haja coragem, vontade e autodeterminação para isso); dizer não para as distrações; dizer não para aquilo que não é relevante, para aquilo que não é prioridade. Saber dizer não para aquilo que deve ser dito não – naquele momento, naquele lugar, naquela ocasião.

Pedro Calabrez é enfático ao nos dizer que é impossível ao cérebro humano focar em várias coisas ao mesmo tempo. O que fazemos é alternar o foco. Então, toda vez que você foca algo, desfoca outro. Toda vez que você direciona sua atenção, seu humor, sua energia para algo, tira de outro. Nos deparamos com tanta informação que vivemos em uma ‘crise de atenção’. Somos bombardeados que não sabemos nem em que prestar atenção. E cada minuto há uma novidade. Por isso a importância de sermos seletivos com a nossa atenção, sermos determinados com nossos objetivos e prioridade. Dizer não!

Vale lembrar que foco não é um dom inato, cujo nascemos. Foco é uma habilidade, e, por tanto, pode ser desenvolvida. Pode ser que você esteja remando e remando e remando, mas o foco está direcionado para outro ponto. Gosto muito do exemplo da direção de um carro: se você estiver dirigindo e vir a perder o controle por conta de aquaplanagem, por exemplo, não adianta o esforço que venha a fazer, o carro está focado em algo e não irá parar até colidir com o foco (direção, seta, objetivo). Portanto, desenvolver a habilidade do foco é, como se diz, desenvolver ‘o núcleo de todas as habilidades’.

Gosto muito da relação que há entre foco, motivação e hábito. O foco revela nossos objetivos, metas, prioridades. A motivação nos impulsiona, nos leva a querer, nos faz buscar. O hábito nos disciplina, nos educa, nos faz fazer o que deve ser feito.

Como diz Augusto Cury, sonhos e disciplina devem andar lado a lado.

Faz-se necessário alinhar a disciplina, objetivos claros e uma vida organizada. Evite a procrastinação!

Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s