É tudo questão de prioridade!

Quais são seus objetivos? Quais são seus planos? Suas metas?

Fixar objetivos é de suma importância para racionalizar e tornar nosso tempo mais produtivo. Objetivos claros, definidos e alcançáveis. Quando se tem uma meta é mais fácil saber para onde ir. Como dizia o Gato Chesire à Alice: “Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”. Saber para onde quer ir, onde quer chegar é o primeiro passo para o sucesso.

“Mantenha o foco nas suas metas para alcançar o seu objetivo, porque se não as perseguirmos serão apenas sonhos que desaparecem quando acordamos. Quanto maior o objetivo, maior a necessidade de se caminhar continuamente na sua direção.” –  Luiz Carlos Guglielmetti

Estabelecer objetivos é fundamental e deve ser visto como o primeiro passo para melhorar a utilização do tempo e, consequentemente, da sua vida. Ache tempo para as definir e depois as escreva. Ter as metas claras, bem definidas e escritas é importante porque se dá corpo a elas, não fica somente no mundo ideal, mas traz para o físico. Você dá corpo a elas.

“Sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas, e disciplina sem sonhos produz pessoas autômatas, que só sabem obedecer a ordens.” – Augusto Cury

Aparentemente parece algo simples, mas não é. Para se fixar objetivos é necessário um grande esforço de reflexão, introspecção e autoconhecimento. Seja sincero consigo mesmo. Olhe para dentro de si e encontre o que você, realmente, busca para a sua vida.

Para atingir os objetivos é preciso agir de maneira prática, e o melhor caminho para isso é coloca-los no papel. Dessa forma eles tomam corpo, deixam de ser ideias e passam a ser projetos concretos. Além disso, a leitura das metas estimula os sentimentos de autoconfiança e otimismo. Daí a importância de um plano de metas.

Todavia, estabelecer a lista é o primeiro passo. O segundo passo é marcar as prioridades, definir as prioridades. Quando estipulamos uma prioridade inevitavelmente deixamos outras atividades em segundo, terceiro, quarto plano.

Priorizar é o processo para determinar o que é mais importante para você.

“Conhecer a si, conhecer meus valores, conhecer o que eu gosto, conhecer o que eu faço, conhecer o que de fato eu tenho interesse…precisamos aprender a refletir e saber nossas prioridades.” – Karnal

Infelizmente, o passo de estipular as prioridades gera muitos conflitos internos, pois priorizamos as coisas urgentes e não as importantes, muito menos as essenciais. Precisamos levar em conta as coisas básicas, fundamentais e essenciais em nossa vida. E nisso falhamos, e muito. As urgências da vida tomam nosso tempo, nosso ânimo, nossa energia. Falta, então, vida para aquilo que é importante e essencial. Daí a relevância de separar o urgente do importante. Enquanto você priorizar o urgente não terá tempo para o que é importante em sua vida. É tudo questão de prioridade!

Somente quando pudermos romper com a tirania do urgente é que resolveremos o problema da falta de tempo.

 “A crise, seja econômica, política, ou de valores, é “um bom momento para rever prioridades”. – Karnal

Jamais esqueça, porém, que tudo na vida é prioridade. E você precisa ser a sua prioridade!

Cuide-se!

Recomendado:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s